ANIMAIS ENVOLVIDOS

Os principais animais envolvidos na tourada são: o touro e o cavalo e é por esssa razão que não poderíamos esquecer deles.

TOURO
O animal principal da tourada é o touro. Este provem de criações especiais com o intuito de ser utilizado na arte tauromáquica. A raça mais utilizada nas touradas, pelo mundo fora, é a raça Miura, proveniente do Brasil mas criada em todo o mundo. Curiosidade -A diferença entre um touro e um boi é que o touro é capado enquanto o boi é utilizado para criação.

CAVALO
O cavalo é um animal onde se conjugam a estrutura e a função. O seu corpo é adaptado para a velocidade e para a grande dimensão, e é esta combinação que nos ajuda a compreender a sua estrutura. Os seus membros são especializados, têm um número de dedos muito reduzido, e são acompanhados pela perda dos músculos - os que permitem a outros animais agarrar objectos. O cavalo apenas move os membros para a frente e para trás o que lhe dá excelentes meios de propulsão. A força de que necessita é dada por músculos muito desenvolvidos que estão ligados aos ossos das coxas, tronco e antebraços.


As regiões do corpo do cavalo, em Exterior, são divididas em quatro partes: cabeça, pescoço, tronco e membros.

CABEÇA

Extremidade superior:

- Nuca

- garganta

- parótida


Face Anterior:

- Fronte

- Chanfro

- Focinho


Faces laterais:

- Orelha

- Fonte

- Olhal

- Olho

- Bochecha

- Narina


Faces posterior:

- Fauce

- Ganacha

- Barba


Extremidade Inferior:

- Boca


1- fronte e topete

2- fonte

3- olhal

4- olho

5- chanfro

6- narina

7- labios

8- orelha

9- nuca

10- parótida

11- chato da bochecha

12- ganacha

13- bolsa da bochecha

14- barba









1- orelha

2- olhal

3- olho

4- chanfro

5- narina

6- boca

7- nuca

8- topete

9- fonte

10- fronte

11- pálpebra

12- bochecha

13- ponta do focinho







PESCOÇO

Bordo superior: Crineira

Faces laterais: Tábuas

Bordo inferior:





1- Crineira e bordo superior

2- bordo inferior

3- tábua



TRONCO

Face superior:

- Cernelha

- Dorso

- Lombo

- Anca

- Garupa



Extremidade anterior:

- Peito

- Inter-axila

- Axila



Faces Laterais:

- Costado

- Flanco





Face inferior:

- Cilhadouro

- Ventre

- Virilha





Extremidade posterior:

- Cauda

- Ânus

- Períneo

- Orgãos genitais




4- cernelha

5 e 6- lombo

7- anca

8- garupa

9- peito

10- interaxila

11- axila

12- contado

13- flanco

14- cilhadouro

15- ventre

16- virilha

17- cauda

18- órgãos genitais







MEMBROS

Regiões próprias dos anteriores:

- Espádua

- Braço

- Codilho

- Antebraço

- Joelho



Regiões próprias dos posteriores:

- Coxa

- Nádega

- Soldra

- Perna

- Jarrete



Regiões comuns aos quatro membros:

- Canela

- Bolêto

- Quartela

- Coroa

- Casco



19- espádua

20- braço

21- codilho

22- antebraço

23- joelho

24- canela

25- boleto

26- quartela

27- coroa

28- casco

29- coxa

30- nádega

31- soldra

32- perna

33- jarrete





ESQUELETO DO CAVALO

O cavalo é constituído por cerca de 210 ossos (não tendo em conta os da cauda). O esqueleto tem como função suportar os músculos e os órgãos internos mas dá também mobilidade suficiente, devido às articulações, para que o animal se deite, paste e se desloque a diversas velocidades. As articulações são formadas por ossos, que são cobertos por cartilagem e são ainda constituídas por uma cápsula que produz um lubrificante sinovial e por ligamentos que seguram os ossos.



No cavalo o esqueleto adapta a sua estrutura aos seus requisitos por exemplo: crânio alongado dá espaço para os dentes enquanto que as órbitas estão posicionadas de maneira a que o ângulo de visão do cavalo seja amplo, podendo este animal aperceber-se dos perigos durante a pastagem.







1- escápula ou omoplata

2- junta da espádua

3- úmero

4- junta do cotovelo

5- rádio

6- pisiforme

7- ossos cárpeos do joelho

8- canela

9- quartela comprida

10- quartela curta

11- ossos cuneiforme do pé

12- boleto

13- costelas

14- cintura pélvica

15- osso sesamóide

16- metacarpo rudimentar externo

17- jarrete

18- tíbia e fíbula

19- fêmur



MÚSCULOS

Os músculos do cavalo consistem em massas musculares ligadas aos ossos por um lado e aos tendões por outro. Os tendões são protegidos por bainhas sinoviais que são constituídas por películas finas e fibrosas e que protegem os tendões do risco de fricção com o osso.



Os ligamentos, assim como os tendões, são relativamente curtos, tal como os reforçadores de articulações. No entanto há ligamentos especiais: o restritor, que se liga ao ligamento por detrás da articulação do joelho e junta-se ao tendão flexor digital profundo na sua parte mais baixa atrás do osso da canela; e o suspensor, que tem a extremidade superior ligada à parte superior traseira da canela e na fila inferior dos ossos do joelho, a extremidade inferior ligada aos sesamóides, por baixo do boleto. Este sistema é semelhante nos membros anteriores e posteriores.



PELE

A pele do cavalo possui três camadas:

Camada celular, que têm a capacidade de, à medida que a sua superfície se desgasta, se auto-reparar;

Camada sub-epitélial, em que se encontram os sensores da dor e outras estruturas sensitivas e que alimenta a camada superficial;

Camada sub-dérmica, que tem como função isolar a pele do osso ou do músculo que fica por baixo dela e onde se situam os folículos capilares.


O sebo, substância gordurosa, é segregado por glândulas sudoríperas que se encontra na pele e permite a formação de uma camada impermeável que protege o cavalo da humidade e do frio.



PRINCIPAIS RAÇAS



Andaluz (ou Espanhol)





Originário da Espanha, ficou conhecido por ter uma grande influência sobre a população eqüina do mundo, e predomina em quase todas as raças a base da maior parte dos cavalos existentes na América Latina. Sua altura é de 1,57m. Tem a característica de ser um animal de pelagem: Tordilho, castanho e Alazão, embora não seja muito veloz, é ágil e atlético. É um cavalo de grande presença, tem o perfil característica de um "FALCÃO", crina e cauda longas, com freqüência, aneladas





Anglo Árabe





Resultante do cruzamento de éguas PSI (Thoroughbred) herdando o tamanho, decisão, galope e potencial competitivo, com garanhões árabes herdando solidez, vigor, resistência e temperamento calmo. Na aparência o Anglo Árabe tende mais para o PSI. Sua fronte é reta (e não côncava como o Árabe), e sua estatura elevada. Os ombros são inclinados e fortes, as pernas longas e bem formadas com ossatura e cascos de boa qualidade, bons pulmões e excelente coração.



Altura: Entre 1,62 á 1,67m.

Pelagem: Tordilho, castanho e alazão.



Apaloosa







A raça desenvolveu-se no século XVIII, com base nos cavalos trazidos pelos espanhóis. Nesse lote havia exemplares de pelagens sarapintadas descendentes remotos de cavalos da África Central. Os Nez Persé (índios norte americanos, viviam no noroeste, atual estado de Oregon), que eram grandes criadores de cavalos, praticavam rigorosas políticas seletivas. Finalmente obtiveram um cavalo capacitado para qualquer trabalho, de aspecto inconfundível, além de essencialmente pratico. Quase foram exterminados em 1877 pela ocupação do governo nas reservas, hoje á a terceira raça mais numerosa no mundo. É reprodutor, mas também animal de competição (corridas e saltos) pela consistência, vigor e boa índole.



Altura: 1,47 á 1,57m.

Pelagem: Sarapintado (blanket - cobertor, marble - mármore, leopard - leopardo, snowflake - floco de neve e frost - geada).



Árabe







É a raça eqüina mais antiga do mundo, criado pelos beduínos pois são extremamente rústicos, sobrevivam a dias muito quentes, noites muito frias, pouca água e quase nenhum alimento. É o mais harmonioso dos cavalos. Sua silhueta e inconfundível, cabeça pequena, sempre alta, com perfil ligeiramente côncavo; olhos redondos, grandes e vivos; pescoço longo finamente arqueado; espáduas inclinadas, lombo curto, garupa quase horizontal, cauda alta com fios sedosos e longos, quando em movimento estes se elevam até a vertical. Pernas fortes, boa musculatura, andar largo e cascos duros. Conhecido por força e vitalidade.



Altura: 1,47 á 1,57m.

Pelagem: Tordilho, castanho, alazão, preto.





Campolina







Porte grande e delicado, cabeça seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo, orelhas médias tendendo para longas, pescoço musculoso e rodado, tendendo para comprido; crinas fartas e sedosas; garupa ampla e longa, suavemente inclinada; anca arredondada, cauda de inserção baixa. O Criador Cassiano A. da Silva Campolina ganhou uma égua, Medéia, da raça Mangalarga Marchador, que havia sido cruzada com um garanhão Andaluz, de Antônio Cruz, que pretendia obter um produto mais robusto. Nasceu um potro, Monarca, do qual se desenvolveu a raça, recebendo infusões de sangue Anglo - Normando (do Garanhão Menelicke e, posteriormente, de PSI). Temperamento vivo e dócil.



Altura: 1,52 á 1,65m.

Pelagem: Castanho, alazão, baio e amarelado. Crinas e membros negros ás vezes zebruras listras, raia da cernelha à garupa.

Crioulo: Embora seja cavalo nativo da Republica Argentina, o Crioulo pode ser encontrado sobre formas ligeiramente diferentes e uma grande variedade de nomes, em todo o continente Sul Americano. O Crioulo é descendente direito do cavalo espanhol trazido pelos descobridores, sua disseminação foi dada quando a cidade foi saqueada pelos índios, onde então se reproduziam livremente. É um dos cavalos mais fortes e mais saudáveis que existe, um atributo à sua as centralidade espanhola, capaz de viver em condições de extremo calor o frio com mínimo de alimentação, tem incrível resistência, é famoso pela longevidade e é muito dócil. Seu andamento natural é o trote e o passo, num caminhar baixo.



Altura: 1,42 á 1,52m.

Pelagem: Castanho, baio.





Lusitano







A raça é, com feito, a versão portuguesa do Andaluz, difícil de distinguir do modelo, embora seja possível, em muitos casos, perceber ligeiras diferenças, embora possa ter pernas mais compridas que o Andaluz, aos olhos da maior parte dos especialistas, o inteligente Lusitano é tão bravo, tão rápido e tão soberbamente equilibrado quanto o cavalo Espanhol. Seus movimentos, naturalmente elevados, são espetaculares; e a agilidade, surpreendente.



Altura: 1,52 á 1,62m.

Pelagem: Tordilho, castanho, alazão.





















Manga Larga







Raça desenvolvida no Brasil através do cruzamento de um Cavalo Andaluz com Éguas Nacionais de origem Ibérica. Em São Paulo sofreram infusões de sangue árabe, anglo-árabe, Puro Sangue Inglês e American Sadle Horse, que dera a característica da marcha trotada, por esse aspecto a raça Mangalarga dividiu-se em duas : Mangalarga em São Paulo e Mangalarga Marchador em Minas Gerais. Possui perfil retilíneo ou subcôncavo, olhos vivos, orelhas medias, pescoço de comprimento médio, piramidal, com crina rala e sedosa, porte médio, um pouco musculoso, tórax profundo e amplo com costelas longas e arqueadas, o dorso e lombo curtos e direitos, garupa longa, musculosa e bem ligada ao lombo e tão horizontal quanto possível, cauda bem implantada, de inserção não alta, membros fortes, com articulações salientes, firmes e bem aprumados, o braço curto e musculoso, o antebraço longo e musculoso, os joelhos direitos, largos e chatos, as coxas cheias, as pernas longas.



Altura: 1,40 á 1,50m

Pelagem: Castanho, tordilho, baio e alazão, em menor proporção a negra, a branca, a rosilha, a lobuna e a pampa.



Paint Horse







O Pinto descende dos cavalos espanhóis trazidos para a América. O nome ‘pinto’ vem dos espanhol pintado, que se tornou, para os cowboys do Oeste americano, paint. São dois os tipos de coloração: ovaro, e tobiano. Ovaro é a pelagem com a cor básica de acompanhada de grandes manchas brancas irregulares; Tobiano é a pelagem de fundo branca com grandes irregularidades de cor. É difícil dar ao Pinto status de raça, no sentido tradicional da palavra devido à falta de consistência do tipo e do tamanho. É mais uma pelagem.



Altura: Média de 1,50m.

Pelagem: Composta





Quarto de Milha







Quarto de milha, o primeiro de todos os cavalos

americanos de raça, é tido como “o mais popular do mundo”. A partir dos cavalos selvagens "Mustangs" de origem berbere e árabe, introduzidos na América pelos colonizadores espanhóis, com a chegada de algumas éguas vindas da Inglaterra, cruzadas com os garanhões "Mustangs", deu como resultado animais compactos, extremamente dóceis, muito musculosos e capazes de percorrerem pequenas distâncias com mais rapidez que quaisquer outras raças. Cavalos muito versáteis, dóceis, rústicos e inteligentes, cabeça pequena, fronte ampla, perfil reto, olhos grandes e bem afastados, pescoço piramidal com linha superior reta, dorso e lombo curtos, garupa levemente inclinada, peito profundo, membros fortes e providos de excelente musculatura.



Altura: Entre 1,52 e 1,62m.

Pelagem: Todas, Simples



Thoroughbred (Puro Sangue Inglês PSI)







É a raça de corrida que vemos nos clube jóqueis, sendo o mais veloz dos eqüinos e a base de uma imensa indústria multinacional de criação e corridas. A raça originou-se na Inglaterra nos fins do século com a importação de cavalos Árabes. Um fato incrível é que todos os PSI do mundo são descendentes diretos pela linhagem paterna de três garanhões puro-sangue Árabes: o Byerley Turco, o Darley Árabe e o Ggolphin Árabe, contribuindo para a velocidade, beleza e disposição atlética, Berbere: Contribuiu com velocidade, ardor e grande agilidade e Galloway: Deu contribuição mínima ao PSI. Possuem grande capacidade atlética e considerável vigor físico e mental. É corajoso, mas também nervoso e excitável, com temperamento às vezes difícil.



Altura: 1,62 á 1,70m.

Cores: Tordilho, Castanho, Alazão